Workshop “Guardiões da Floresta e seus Mistérios”

Os Guardiões da Floresta são guias, Entes e Forças divinas que se mesclam à Força Criadora que é a Natureza. Suas intenções e efeitos sobre nós não se justificam pelos conceitos de Bem e Mal, suas aparições acabam sendo importantes para mostrar algo a mais para todas as pessoas que se encontram com algum deles.

Fazer uma leitura semiótica (estudo de signos) dessas entidades presentes em nosso imaginário, abordando suas características e significados, interligando-os aos conceitos filosóficos dos quais (os mitos) se originaram, possibilita uma melhor compreensão de sua importância e propósito, bem como, uma reconexão com nossa história e memória coletiva. Desta maneira, buscar recuperar a identidade e valores culturais existentes nas figuras dos guardiões da floresta, trazendo à luz seus valores imagéticos (imagem e imaginação), por meio do compartilhamento de conhecimentos consagrados da filosofia, é uma forma de reconhecer a importância das tradições populares como patrimônio imaterial e também promover seu fortalecimento.

O Workshop “Guardiões da Floresta e seus Mistérios” apresentará um estudo sobre a narrativa dos guardiões da floresta, abordando o conceito de mito e sua importância para a construção de um imaginário popular, associado às figuras do Mapinguari, Iara, Curupira, Saci, Matinta Pereira, Mula sem cabeça e da M’boi Tatá.

Além da palestra, o evento contará com apresentação ilustrada dos aspectos de cada um dos Guardiões, momento para discussão e troca de impressões com os participantes, e ainda com uma performance artística que trará narrativas contadas por seringueiros e seringueiras acreanos.

Data: 31 de julho de 2021
Horário: 14h às 18h
Local: Usina de Arte João Donato
Classificação etária: livre
Público alvo: Fazedores de cultura, estudiosos sobre filosofia e/ou mitologia e público em geral
Evento gratuito e presencial (considerando o exigido pelo protocolo sanitário)
Contato/dúvidas: atuacaofilo-sofica@gmail.com

IMPORTANTE: Devido aos protocolos sanitários exigidos, haverá controle do número de participantes na entrada do evento. As vagas serão limitadas.

Ficha técnica completa

Palestrantes: Renis Ramos
Ilustrador: João Pedro Prado
Atriz: Kétila Flor
Produção: Iris Almeida
Designer Gráfico: Renis Ramos
Fotografia: Narjara Saab