Surfista é atacado por tubarão no Mundial e etapa da África é cancelada

ataque

Um tubarão interrompeu a final da etapa de Jeffreys Bay (África do Sul), a sexta do Mundial de surfe neste domingo (19). O australiano Mick Fanning, 34, que é tricampeão do mundo, aguardava para pegar a sua primeira onda na bateria quando foi atacado pelo animal. Ele foi rapidamente resgatado e passa bem.

No vídeo da transmissão oficial é possível ver o animal se aproximando. Logo em seguida, Fanning começa a se debater e tenta se afastar do ataque. O australiano some da imagem por alguns instantes e logo foi resgatado. Ele sofreu apenas alguns arranhões.

Em entrevista após a fuga, Fannning disse que deu um chute no tubarão ao escapar.

“Eu senti algo na minha perna e comecei a chutar para tentar me livrar. Soquei ele nas costas, mas ele continuava vindo na minha prancha e eu chutando e gritando. Eu vi as barbatanas e estava esperando pela dentada”, disse o australiano.

A África do Sul está entre os lugares com maior incidência de tubarões no mundo. Em 2013, um nadador morreu após um ataque de tubarão branco em uma região próxima de Jeffreys Bay.

Pelas redes sociais, alguns surfistas comentaram o ataque.

 

Veja o Video:

ETAPA CANCELADA

Após conversar com os finalistas Fanning e Wilson, a organização decidiu cancelar a etapa, com os dois surfistas terminando empatado. O comunicado dizia que a segurança dos atletas é prioridade para a Liga.

Com isso, Mineirinho, que poderia ser ultrapassado na liderança do Mundial, permanece na primeira posição, com 33.200 pontos. Fanning é o segundo, com 32.950, enquanto Wilson (31.450) ocupa a terceira colocação. Filipe Toledo (29.200) caiu para quarto.

O ataque aconteceu por volta dos cinco minutos da bateria. Apenas Wilson havia pego uma onda, com nota 6.67. Fanning foi o vencedor da etapa em 2014.

BRASILEIROS

Mais cedo, os representantes brasileiros foram eliminados nas quartas de final.

Mineirinho fez uma bateria fraca contra Wilson. O australiano venceu por 15.53 contra 12.33 do brasileiro. Wilson também havia eliminado Wiggolly Dantas na repescagem deste domingo.

Em um dos confrontos mais esperados do dia, Gabriel Medina encarou o 11 vezes campeão Kelly Slater. Eles haviam se enfrentado na quarta rodada, quando Medina mandou o americano para a repescagem. Neste domingo, o paulista conseguiu encaixar boas manobras e somou 17.23. Slater, por sua vez, conseguiu um 9 e um 9.10, somando 18.10 para avançar às semifinais.

Fechando as quartas de final, Alejo Muniz não teve chances diante de Fanning. O brasileiro marcou apenas nove pontos, contra 18.17 do adversário.

A próxima etapa do Mundial, a sétima, acontece em Teahupo’o, no Taiti, entre os dias 14 e 25 de agosto.