Seme convoca pais para confirmarem matrícula dos filhos na rede municipal

Cezar Negreiros

A Secretaria Municipal de Ensino de Rio Branco (Seme) convoca os pais de alunos para matricular ou confirmam a rematrícula dos filhos nas escolas da rede municipal mais próxima da sua residência. Os adolescentes acima dos 15 anos que não terminaram o ensino fundamental, também podem fazer a sua matrícula no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Orientamos que façam a matrícula dos filhos, para não perderem o benefício do Programa do Bolsa Família (PBF)”, sugeriu a professora Nabiha Bestene.

A secretária municipal de Educação revelou que as aulas presenciais de forma gradual na rede municipal começam no próximo dia 18 deste mês. Primeiramente, os alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental, depois as demais turmas matriculadas no programa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Antecipou que a Diretoria de Ensino da Seme já fez o planejamento para o retorno presencial das aulas escalonada, mas sempre respeitando os protocolos sanitários. “Temos todo esse planejamento e vamos respeitar, retomando as aulas presenciais com toda a segurança”, ponderou a gestora municipal.

Até o primeiro semestre deste ano, a Secretaria previa a matrícula de 21.500 alunos na pré-escola e no ensino fundamental, mas somente 17 mil pais de alunos tinham comparecido as escolas da rede municipal para confirmar a matrícula. Diante de uma evasão de 4.500 alunos, a equipe de gestão chegou a traçar estratégias de retomada do programa de Busca Ativa, destes alunos que estavam fora da escola.

Antes da chegada da pandemia a rede municipal de ensino contabilizava 24.514 alunos matriculados no ano passado, mas a previsão que pelo menos 25 mil alunos se matriculassem no ensino fundamental, pois 10 mil estudantes fazem parte destas famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família (PBF). Sem computador em casa, nem notebook, muitas destas crianças matriculadas na pré-escola, no fundamental –I que corresponde do 1 ao 5 Ano, inclusive os adolescentes do fundamental –II composto pelo 6 ao 9 Ano, não tem condições de acompanhar as aulas não presenciais, através do sistema remoto.