OCA de Rio Branco inicia atendimentos para emissão do Cartão Escolar

Com a possibilidade do retorno das aulas presenciais do ensino público no Acre, a Central de Serviços Públicos (OCA) de Rio Branco iniciou nesta quarta-feira, 8, os atendimentos para emissão da primeira via do Cartão Escolar, documento necessário para que alunos da capital possam usar o transporte coletivo público pagando apenas R$ 1,00.

O serviço será oferecido no posto de atendimento do Sindcol da Central, no período de 8 a 30 de setembro. Os alunos não precisam agendar horário, basta se dirigir até a Praça Rosa da OCA, entre 13h30min e 17h30min.

Serviço é oferecido no posto de atendimento do Sindcol

Para efetuar a emissão do Cartão Escolar, os alunos com idade acima de 16 anos precisarão ter em mãos os seguintes documentos: Certidão de Nascimento original ou algum documento original com foto, além do comprovante de residência e a declaração escolar emitida em até 30 dias.

Já para alunos com idade até 15 anos, o atendimento só será efetuado com a presença dos pais ou responsáveis, portando não só a documentação do aluno, mas também um documento original com foto do responsável.

Embora não haja a necessidade de agendamento do serviço, a chefe da Divisão da OCA Rio Branco, Rayana Siqueira, lembra que, seguindo os protocolos sanitários exigidos em decorrência da pandemia, serão ofertadas apenas 140 senhas por dia. “Trabalhamos em conjunto com o Sindcol na elaboração de um plano de contingência seguro em relação às normas de saúde, para proteger toda a equipe envolvida e também a população”, explica.

O posto de atendimento do Sindcol na OCA não oferecerá o serviço de renovação dos cartões, mas o órgão disponibilizou o campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), na sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), para a efetuação das renovações.

Para mais informações, a OCA Acre disponibiliza de uma plataforma para tirar todas as dúvidas sobre os órgãos e atendimentos oferecidos na Central. Basta acessar o site gsp.ac.gov.br.