Menos de 10% da população imunizada contra a Covid-19

Cezar Negreiros

Apesar dos esforços do governo do Estado, os municípios não conseguiram imunizar 10% da população acreana. Acre já recebeu cerca de 368.950 doses do imunizante da vacina contra a covid-19, mas as prefeituras acreanas aplicaram apenas 202.353 doses, sendo 144.136 da 1ª dose e 58.217 da 2ª dose. A campanha de vacinação caminha para o sexto mês, apesar dos esforços da coordenação regional do Programa Estadual de Imunização (PNI) as Secretarias Municipais de Saúde (Semsas) não alcançaram 10% da cobertura vacinal.

Como resultado desta equação, o Acre figura entre os estados com as piores coberturas vacinais do país. A capital acreana recebeu a quantia de 66.494 da 1ª dose da vacina, somente 34.819 pessoas imunizadas, enquanto Cruzeiro do Sul recebeu 15.750 da 1ª dose, aplicado a 2ª dose em apenas 7.183 pessoas.

O Ministério da Saúde (MS) encaminhou mais um lote 9.360 doses da vacina da Pfizer. O governador Gladson Cameli acompanhou o desembarque do imunizante da farmacêutica Alemã na pista do aeroporto internacional de Rio Branco.

A coordenadora do PNI Renata Quiles em entrevista concedida a imprensa local, informou que esse 29º lote será destinado aos grupos de 18 a 59 anos de idade, ficou pactuado que o processo será iniciado com o grupo de 55 a 59 anos, depois a faixa etária dos grupos, de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, conforme ficou pactuado com os gestores municipais. “Os municípios ficarão responsáveis pelas estratégias e a logística desta nova etapa da campanha de vacinação”, revelou.

Renata Quiles destacou que esse lote da vacina da Pfizer será destinados aos municípios desde que estejam dentro dos critérios para recebê-las. Os municípios de Acrelândia, Plácido de Castro, Brasileia, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano e Jordão, devem ser contemplados. “Vamos iniciar a vacinação da população geral em todo o estado por grupo etário na próxima segunda-feira (dia 14), mas em alguns municípios já iniciam amanhã”, antecipou a coordenadora do PNI.