Instituto de Pesos e Medidas realiza vistorias em lojas de eletrodomésticos

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC), promove novas vistorias em estabelecimentos comerciais nas regiões do Tarauacá/Envira e Vale do Juruá.

Nesta semana, as ações foram iniciadas na cidade de Feijó. Um dos pontos centrais das fiscalizações foram os produtos eletrônicos e eletrodomésticos, como por exemplo, geladeiras, fogões, máquinas de lavar e televisores.

“O objetivo dessa operação é orientar os comerciantes para seguirem as normas determinadas do Inmetro, que os produtos expostos a venda garantam a qualidade e segurança aos consumidores”, destaca o diretor-presidente do Ipem/AC, Tom Sérgio de Menezes.

Na oportunidade, os fiscais estão observando se os eletrodomésticos possuem nas suas estruturas ou nas suas embalagens, o selo de avaliação da conformidade e das informações do fabricante.

“Os dados dos produtos devem estar escritos em língua portuguesa e de forma legível. Já nos refrigeradores e televisores, nós observamos a presença da etiqueta de eficiência energética, que avalia o desempenho do produto no consumo de energia elétrica”, relata o coordenador técnico do Ipem/AC, Alexandre Martins.

As ações metrológicas também serão feitas nos comércios varejistas, farmácias e lojas de materiais de construção. Todos os trabalhos compõem o programa Rota da Qualidade, uma parceria entre o Ipem/AC e o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC).