copaVerde

A terceira edição da Copa Verde será lançada oficialmente na próxima quarta-feira (20), em um hotel no bairro de Nazaré, em Belém. O evento terá a presença de autoridades, dirigentes e vai apresentar novidades para os clubes.

Para propagar o torneio, os torcedores dos estados do Mato Grosso do Sul, Acre e Amapá podem trocar garrafas pets por ingressos. O mesmo critério foi adotado em jogos dos clubes de São Paulo nas séries C e D do Brasileirão.

O torneio terá a presença de uma Arara Vermelha como mascote do torneio, além do campeão receber dois troféus, sendo um deles uma árvore que será plantada na sede ou no centro de treinamento do clube campeão.

Para incentivar a reciclagem de lixo, haverá troca de ingressos por garrafas pet em partidas no Acre, Amapá e Mato Grosso do Sul. Nos postos credenciados, o torcedor poderá levar garrafas e trocar por uma entrada. A Copa Verde será disputada por 18 clubes de 12 estados do Centro-Oeste e Norte, regiões que contam com dois grandes patrimônios naturais do país: o Pantanal e a Floresta Amazônica.

O campeão receberá dois troféus: a taça convencional, entregue à equipe vencedora após a decisão, e uma árvore da flora brasileira, prêmio vivo que vai ser plantado na sede ou no CT do clube vencedor. Como representante da fauna tupiniquim, a Arara Vermelha foi escolhida a mascote da competição.

Evento para a imprensa

A cerimônia de lançamento da Copa Verde será realizada na próxima quarta-feira (20), às 16h, no hotel Crowne Plaza Belém (Avenida Nazaré, 375). No evento, com a participação de clubes, federações estaduais e entidades governamentais, a CBF apresentará o hino da competição e os detalhes das ações sustentáveis. Já estão confirmadas as presenças do presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes de Lima; governador do Pará, Simão Jatene; governador do Amazonas, José Melo de Oliveira; e vice-governador do Espírito Santo, César Colnago.

Detalhes técnicos 

A Copa Verde começa no dia 6 de fevereiro. Na etapa preliminar, as duas últimas vagas para a primeira fase serão decididas nos confrontos Fast Clube (AM) x Águia de Marabá (PA), que jogam nos dias 6 e 17, e Brasília (DF) x Vila Nova (GO), em partidas marcadas para 17 de fevereiro e 2 de março.

Os outros times são: Aparecidense (GO), Comercial (MS), Cuiabá (MT), Espírito Santo Futebol Clube (ES), Gama (DF), Genus (RO), Interporto (TO), Luverdense (MT), Náutico (RR), Naça (AM), Paysandu (PA), Remo (PA), Rio Branco (AC) e Santos (AP).

Terceira edição

Uma das 14 competições organizadas pela CBF, a Copa Verde está na terceira edição. Em 2014, o Brasília (DF) venceu o Paysandu (PA) por 7 a 6, nos pênaltis, e ficou com o título. No ano passado, após perder o primeiro jogo da final por 4 a 1, o Cuiabá (MT) superou o Remo (PA) por 5 a 1, na Arena Pantanal, e faturou a taça.