Governo realiza aula inaugural da Escola Vocacionada de Línguas

Projeto das Escolas Vocacionadas é uma das metas que compõe o Plano do Governo Gladson Cameli

“Quero cumprimentar aos pais e estudantes que já estão matriculados e farão parte dessa primeira turma da Escola Estadual Vocacionada de Línguas Darcy Vargas. É algo que alegra meu dia.” Com essas palavras e num clima de muita leveza a secretária de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Socorro Neri, iniciou seu discurso na solenidade de Aula Inaugural da Escola Vocacionada de Línguas, na manhã desta terça-feira, 18.

Desde 2019, a equipe da secretaria se debruçou para cumprir os desafios que estavam postos a partir da Lei n.º 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que dentre outras, orienta o novo currículo para o Ensino Médio, com a organização de itinerários formativos e a inclusão de quinto eixo: a formação técnica e profissional.

O projeto “Escolas Vocacionadas. Escolha sua Escola” traz para o currículo as chamadas rotas de aprofundamento, oportunizando ao estudante focar sua trajetória escolar em áreas com a qual mais se identifica. “Quando falamos em vocação, nós falamos em identificação e em aptidão. Nós estamos construindo percursos que possibilitem aos alunos fazer suas escolhas. Este momento aqui é, além de tudo, a consolidação de mais uma meta do Plano de Governo Gladson Cameli”, enfatizou Denise dos Santos, diretora de Ensino da secretaria.

A diretora explicou que a meta é implementar cinco escolas vocacionadas. Além da Escola de Línguas, mais três terão início já este ano: a Agrícola, a de Arte e a de Iniciação Técnica e Científica. Somente a escola que será voltada para a área de esportes ficará para 2022, pois necessita de maiores investimentos em infraestrutura.

“Queremos agradecer a todos que estão presentes nesse momento tão importante, que marca o início da nossa escola vocacionada de línguas. Estamos muito felizes em executar esse projeto tão sonhado. Acreditamos que será maravilhoso e que trará muitos benefícios a nossos alunos”, afirmou a gestora da escola, professora Viviane Câmara.

Por fim, Socorro Neri afirmou que todo o planejamento feito pelos técnicos da secretaria em conjunto com a equipe gestora da escola tem como foco garantir o direito à aprendizagem e processos formativos que também favoreçam o desenvolvimento de potencialidades dos nossos estudantes.

“Nós estaremos sempre levando ao governador Gladson Cameli as boas notícias da Educação e também aquelas necessidades que precisam ser resolvidas de forma hierarquizada, a fim de seguirmos avançando. Avançar no sentido de garantir o direito a aprendizagem é a nossa missão aqui e nós vamos nos empenhar com toda a energia e todo o compromisso que temos com a Educação pra garantir esses bons resultados”, finalizou.