Coluna Bom Dia

Chapão

O Progressistas quer montar uma esquadra para enfrentar a eleição para deputado estadual no próximo ano. Confiante na reeleição do governador Gladson Cameli, busca uma chapa com sete dos atuais deputados conseguir uma boa bancada na Assembleia e ainda buscar nomes fortes em outros municípios em um chapão.

Estratégia

Essa é uma estratégia perigosa. Em eleições anteriores isso não deu certo. Basta lembrar as experiências do PV e do PT no legislativo estadual, do PT na Câmara de Rio Branco e tantas outras situações. A questão é que deputados eleitos por peque-nos partidos agora estão sendo escorraçados para não impedir a formação de chapas mais equilibradas que atraiam candidatos, Um nome com mandato espanta novatos.

Almoço

Assim, no embalo de uma boa moqueca esses deputados estudaram a unidade para 2022, em reunião promovida pela senadora Mailza, que também se fortalece dentro do partido como candidata ao senado.

Federal

O Juruá debate quem serão seus candidatos a deputado federal. Com a possibilidade da deputada Jéssica Sales sair para o senado, as possibilidades ficariam em aberto. O grupo do governo articula a filiação do vice-prefeito Henrique Afonso ao PP, com duplo apoio do prefeito Zequinha Lima e do presidente da Assembleia, Nicolau Júnior. O ex-prefeito Ilderlei Cordeiro sonha ainda poder ser candidato e, na impossibilidade, apoia o parente Rudiney Estrela. Os Sales podem indicar Fagner, se a tentativa da eleição do cacique Vagner Sales não puder se concretizar.

Surpresa

Uma surpresa pode acontecer entre os candidatos do Juruá, seja para estadual ou federal. Muita gente tem falado no nome do filho do ex-governador Orleir, Linker Cameli, poderoso empresário à frente da Construtora Colorado. Ele já foi convidado, mas ainda não respondeu nada. Apesar de discreto em sua vida pessoal, é um nome poderoso na região. Sem contar com o apoio que seria decisivo de sua mãe Beth Cameli.

Ministério Público

Cinco dos oito deputados federais acreanos votaram a favor do Ministério Público e contra a mudança na composição do Conselho Federal da Instituição, com a ampliação de bagas e retirada de poder dos promotores. A PEC foi derrotada. Teve 297 votos favoráveis, quando precisava de 308. Perdeu por onze votos.

Contra a favor

Votaram contra a medida Vanda Milani, Alan Rick, Jesus Sérgio e Mara Rocha, a deputada Jéssica Sales se ausentou, Flaviano Melo e Leo de Brito votaram a favor Perpétua Almeida se absteve.

Alianças

Curioso é que a esquerda se dividiu com o PT votando a favor das mudanças previstas, junto com a direita, uma união das posições contra a estrutura da lava jato, mas o Psol votou contra e a favor do MP. A divisão da bancada acreana mostra como valeu posições individuais.

Proposta

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB) é a relatora da PEC 101/2019, de autoria do deputado Mauro Nasif (PSB-RO) e conseguiu aprovar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a proposta de concessão de Plano de Saúde aos servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUDAM), que manusearam o inseticida DDT. Agora a PEC segue para a Comissão Especial. Uma justa proposta e reconhecimento a esses servidores que sempre se dedicaram a favor da vida na batalha contra a malária na Amazônia.

Correios

O governo federal prevê que até agosto do próximo ano deve estar aprovado o projeto de privatização dos Correios. O senador Márcio Bittar deve ser o relator da proposta no Congresso e tem a plena confiança do governo em seu trabalho. A oposição vai tentar brecar o processo.

Ladrões

Bandidos tentaram roubar dinheiro explodindo com dinamite um caixa eletrônico em Rio Branco e não conseguiram por causa do dispositivo que isola o local das cédulas e que está preparado para inutilizá-las em caso de acesso ilegal. Mas mostra que as facções estão tendo acesso a explosivos e bem-organizados.

Mortes

E o número de homicídios este ano no estado é preocupante, com o baixo número de inquéritos concluídos apontando os responsáveis. Nos últimos dias, feminicídios também acendem novamente o alerta para esse tipo de crime.

Ação

A Secretaria de Segurança se aferra na redução dessas mortes violentas em comparação a outros anos, mas 158 mortes em oito meses é muito ainda. A polícia faz o que pode, mas a presença das facções é forte e impacta os números.

Tribunal

Sites sensacionalistas nacionais e estrangeiros estão lotados de vídeos postados no Acre e em outros estados brasileiros da ação do tribunal do crime das facções, Quando não são homicídios sob tortura ou fuzilamento sumário, devidamente gravados e divulgados, são torturas em ladrões, informantes, cortes de cabelo de adolescentes, violências sexuais mostradas a sangue frio. Um festival de horrores.

Aulas

Professores da rede municipal consideram que a capital não tem condições de iniciar o ano letivo, que as escolas estão com absoluta data de material, de merenda e de segurança. Criticam muito o planeamento da prefeitura.

Glasgow

O Acre vai participar da COP 26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021. Ela está programada para ser realizada na cidade de Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Reino Unido. O prefeito Tião Bocalom deve ser um dos presentes. Talvez aprenda algo cobre conservação e regulagem do clima, o que ele nunca expôs como sua prioridade.

Fronteira

Termina hoje o encontro sobre segurança na fronteira com representantes de quatro estados do governo federal e de autoridades bolivianas. Não foi divulgado, por óbvio, as medidas a serem tomadas, mas espera-se que haja o fortalecimento dos grupos de vigilância dessas regiões e maior cooperação entre os dois países. O tráfico de drogas, os roubos de automóveis, a evasão de divisas e o tráfico de armas precisam de resposta imediata.

Ponte

Motoristas de aplicativo voltaram a fechar a ponte velha protestando por mais segurança, depois do desaparecimento de um colega. É uma situação difícil, necessita de uma estrutura de controle maior. Uma solução seria algum tipo de dispositivo de alerta nos veículos ou no aplicativo, um controle de localização maior, que detectasse mudança de rota. Os apps devem ser parte da solução.

Eleições

A desembargadora Regina Ferrari fez apenas agora uma denúncia que deveria ter sido feita há tempos: a tentativa do crime organizado de interferir nas eleições de 2018, ameaçando destruição e sequestro de urnas eletrônicas, entre outras violências. Isso precisava ter sido debatido antes. Mas ainda é tempo de se tomar medidas para evitar problemas para o próximo ano.

Posição

Aguarda-se a posição dos senadores acreanos na votação do relatório da CPI da COVID. Os três senadores se destacaram pela absoluta ausência das discussões na CPI, de completa omissão até agora. A previsão é que votem contra o relatório e favor do governo.

Notícias relacionados