Coluna Bom Dia

Convênios

Governador assina convênios hoje com sete prefeituras para obras de pavimentação urbana. Serão 15 km de ruas, em que os prefeitos entram com a infraestrutura de base, meio fio e o governo com o asfaltamento e complementos. Ações importantes de urbanização que geram dividendos políticos para todos os dois lados.

Amplo

O importante é que o governador se mantém fiel ao principio de não limitar os convênios às posições políticas. Estarão beneficiados municípios geridos pelo Progressistas, DEM, PSD e MDB. Isso é muito positivo.

Municípios

Serão 3 mil metros de ruas em Sena Madureira, 2 mil em Feijó, 2.500 em Senador Guiomard, 2 mil metros de ruas em Capixaba, 2 mil em Plácido de Castro, 2.500 metros em Acrelândia e 2 mil metros em Porto Acre.

Fogo no parquinho

A inauguração da nova sede e a posse da nova diretoria regional do PL prometem marcar uma nova explosão na política acreana e mais uma briga protagonizada pelo vice-governador Rocha e sua irmã deputada Mara Rocha. A ex-deputada Antônia Lúcia publicou nota afirmando que foi alijada do partido e que hoje o PL no Acre “foi levado para dentro de uma pasta de papel, sem lideranças e sem mandatos de estadual”.

Nota

Em uma nota confusa, mal redigida, mesmo assim a ex-deputada bota a boca no trombone, acusa a deputada e seu irmão de fazer no PL o mesmo que fez no PSL, uma intervenção forçada, levando pessoas de fora para o partido. E anuncia que o PSDB vai entrar com processo para cassar o mandato da deputada Mara Rocha, o que interessa diretamente Antônia Lúcia, primeira suplente da coligação.

Isolamento

Essa nova briga mostra o isolamento do grupo do vice-governador, embora possa agregar mais um partido a sua composição. A verdade é que tem o PSL esvaziado no Estado, em que muitos ainda filiados não reconhecem a liderança do vice Rocha e agora o PL que tende a ficar sem sua base evangélica, mantendo o esquema da Polícia Militar de Rocha. No PSDB local, a família já não tem força.

DEM

O DEM renovou seu diretório na Capital, agora dirigido por Otto Sales, da tradicional família Sales. Otto é irmão do secretário municipal Normando Sales. O vice é o vereador Francisco Piaba. O DEM se reforça, começa a montar chapa forte para Assembleia e Câmara Federal e se une em torno da candidatura de Alan Rick ao Senado. O diretório regional continua com o ex-prefeito Jairo Cassiano.

Fiasco

No Acre e em todo o Brasil, o movimento de domingo, considerado um protesto da direita contra Bolsonaro foi um retumbante fracasso. Mostra que a tal terceira via ainda não existe, nem com Ciro, nem com Moro, muito menos Mandetta ou Amoedo. A eleição do próximo ano caminha mesmo para o embate Bolsonaro contra Lula.

Caravana

O ex-presidente pretende vir aos estados do Norte, o Acre com destaque na viagem, antes de dezembro, quando começa o período de fortes chuvas na região. A caravana da Amazônia, como Lula já começa a chamar a viagem deve acontecer depois de sua próxima ida a Minas Gerais, onde percorre não só Belo Horizonte, como o interior, Deve ter destaque, lá, Contagem e Juiz de Fora, grandes cidades com prefeitas eleitas pelo partido.

De casa

No Acre, Lula é de casa. Conhece o Estado melhor que muito acreano, já percorreu municípios do Juruá ao Alto Acre na caravana da cidadania, por rios e floresta. Sua primeira prisão ocorreu aqui, ainda nos tempos dos estertores da ditadura. Não cairá de paraquedas na região.

Tomógrafo

Depois do protesto de alguns moradores de Cruzeiro do Sul, a Secretaria de Saúde soltou nota buscando explicar o atraso na instalação do tomógrafo no hospital do Juruá. Seria bom que a Secretaria de Comunicação revisasse essas notas, para garantir a qualidade. Apesar de confusa, a explicação é que teria sido necessária a construção de outra sala para o equipamento e a readequação de toda a rede elétrica da unidade. A promessa é de solução em 50 dias.

Empréstimo

O governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa pedido de autorização de empréstimo de mais de R$ 214 milhões junto a uma instituição regional com sede na Bolívia para obras de saneamento e de infraestrutura no Estado. Os objetivos devem ser esmiuçados pelos deputados. O importante é que o Acre tem condições de assumir os encargos, pela boa situação fiscal do Estado e pelas garantias do governo federal.

Debates

Ainda assim, será um tema explosivo no parlamento na véspera de ano eleitoral. Mas o governo já está mobilizando sua base para que o pleito passe sem sustos.

Aulas

A prefeitura adiou para o dia 18 de outubro o início das aulas presenciais nas escolas municipais, depois de movimento de insatisfação dos profissionais da Educação. O principal motivo alegado para o adiamento foi a falta de vigilantes nas escolas, com o processo de licitação para a terceirização ainda não concluído.

Conflito

A disputa pelo Senado no Estado começa a ficar acirrada e os estranhamentos já acontecem. A deputada Vanda Milani garantiu que havia libertado emenda para o mercado municipal de Senador Guiomard e que a prefeitura, ligada à senadora Mailza Gomes, seria responsável pelo projeto da obra que estaria atrasado. Foi rebatida pela prefeita Rosana Silva, que disse que os recursos não estariam disponíveis. E a campanha nem começou…

Tentativa

O vereador mais votado de Tarauacá, José Manoel dos Santos (PSDB), o “Zé Prego” foi salvo pela esposa de uma ainda mal explicada tentativa de suicídio. Poderia ter sido desencadeada por motivos políticos, problemas pessoais ou mentais. Seja como for, ele está bem e medicado. No setembro amarelo, mês de prevenção do suicídio, este é um exemplo que ninguém está isento de problemas e de pressões que levem a extremos. A coluna deseja plena recuperação, física e mental.

Desmatamento

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) desmontou operação de desmatamento ilegal em Senador Guiomard no final de semana, com prisão em flagrante dos envolvidos e com a apreensão de dois tratores de esteira que promoviam a ação. A operação teve apoio do Deracre, que recolheu as máquinas.

Rádio

A Fundação Aldeia de Comunicação e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) prorrogaram convênio da continuidade da veiculação do Boletim TJ Acre na Rádio Aldeia FM o início da transmissão também na Rádio Difusora Acreana. O termo possibilita também que o Boletim TJ Acre contenha notícias relacionadas ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE–AC), divulgando as ações e serviços da instituição.

Violência

Um em cada cinco estudantes acreanos relatou episódios de violência sexual, 10% denunciaram estupro e 7,7% relações sexuais não consentidas. O problema está em escolas da rede pública e particular e consta do relatório sobre saúde escolar do IBGE. Ao lado do alto índice de gravidez na adolescência, que chega perto de 20% das meninas de 13 a 17 anos, são informações muito sérias.

Notícias relacionados