Caixa permitirá desconto e pausa em prestação de financiamento imobiliário

A Caixa divulgou ontem, a possibilidade de desconto ou pausa em prestações do financiamento imobiliário. As alternativas valem para os empréstimos nas modalidades FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).

Os valores não pagos no período de vigência do crédito serão incorporados ao saldo devedor do contrato e diluídos nas parcelas restantes. De acordo com o banco público, as medidas ajudam as famílias a se reorganizarem para “voltar a pagar integralmente a prestação mensal“.

O contrato não estará, porém, isento da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas. Os juros cobrados e o prazo do contratado não terá alteração. O pagamento parcial das prestações estará disponível nas seguintes condições:

  • os clientes poderão, por até 6 meses, reduzir o valor da sua prestação em até 25%;
  • aqueles que optarem por reduzir entre 25% e 74,99% da prestação poderão fazê-lo por até 3 meses, devendo apresentar autodeclaração de perda de renda;
  • quem necessita de redução acima de 75% do valor da prestação deve apresentar comprovação documental da perda de renda para avaliação da Caixa;
  • a solicitação pode ser feita pelo App Habitação, disponível em iOS e Android.

Já a pausa no pagamento das prestações está disponível pelo prazo de até 6 meses, para beneficiários do auxílio emergencial 2021 ou clientes que estejam recebendo Seguro Desemprego. A solicitação pode ser feita pelo App Habitação ou pelo telefone 0800 104 0104.