Acre registra mais duas mortes por covid-19 e quase 50 novos casos

Cezar Negreiros

Mais duas mortes por covid-19 e 49 novos casos nas últimas 24 horas, o estado contabiliza agora 1.779 óbitos e 86.729 casos. As vítimas desta vez foram um morador de Porto Acre que tinha 61 anos, que faleceu no último domingo (dia 18), no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), enquanto o segundo de um morador de Xapuri de 47 anos, que faleceu no dia de ontem no Into-AC.

A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu uma nota informando que 44 pacientes continuam internadas nas unidades de referência ao tratamento da covid-19. Atualmente, 13 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Desde o registro do primeiro caso de transmissão comunitária de covid-19, o Acre notificou 235.676 casos suspeitos, sendo que 148.934 casos descartados porque a sorologia deu negativo.

A coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) contabilizou 436.736 doses aplicadas, sendo 325.651 pessoas que tomaram a primeiras doses, enquanto 111.085 pessoas já receberam a segundas doses. A secretária estadual de Saúde do Acre, Paula Mariano Faria fez um apelo a população acreana de não ficar escolhendo marca de vacina, porque precisavam ampliar a cobertura vacinal no estado. “Pedimos que não haja a escolha de vacinas, mas que procurem os postos de vacinação para que juntos possamos conseguir vencer a pandemia”, declarou.

A gestora estadual prometeu a retomada do programa Saúde Itinerante nos municípios para ampliar a campanha da vacinação contra a covid-19 no interior. Antecipou a retomada da Operação Gota com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), para chegar aos pontos remotos do estado para garantir a imunização da população que já tomou a primeira dose.